- Área: 290 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Anand Jaju, Sharan Pillai
-
Fabricantes: EBCO, Jaguar, Simpolo
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os clientes, Sra. Tara Pillai e Sreekumar, moradores de Deli, queriam uma residência ecológica que também trouxesse a paz e tranquilidade na movimentada cidade de Trivandrum.
A residência retrata uma atmosfera que é um oxímoro na natureza - serena e cálida, com decorações minimalistas, ao mesmo tempo em que possui um design rústico.
A edificação estava localizada em um terreno baixo com risco de enchente, que foi o principal obstáculo enfrentado. A ideia central era garantir que a edificação não criasse obstáculos no fluxo de água. Situada em um estado como Kerala, onde as chuvas são freqüentes, nós asseguramos que a água infiltrasse no solo e que pudesse ser coletada. Tivemos que encontrar uma solução alternativa e sustentável que também pudesse melhorar a qualidade espacial - uma lagoa no ponto mais baixo do local, de modo que a água seja retida ali.
Usar bambu para a fachada apresentava uma desvantagem - que é precário e não pode suportar toda uma edificação de porte grande. A fachada de bambu é criada e conservada em uma posição estável, reforçando o bambu com barras de aço. A sequência contínua de bambus cria a elevação frontal para a residência que suporta a escada, gerando também um espaço semi-aberto.
A forma distinta de peças CSEB (blocos de terra comprimida) foi usada para transmitir privacidade aos dormitórios. Além disso, por seu arranjo, possibilita a entrada de luz e permite ampla ventilação.
O uso de grelhas de sucata de antigos eletrodomésticos em vez de novas de fábrica é uma parte imperativa da residência. O uso de tais grades propaga a ideia de sustentabilidade e serve como um meio de renda para os trabalhadores que se esforçam por criar obras de arte requintadas.
Nós tentamos trazer pequenas mudanças na rotina habitual de desperdício, utilizando algo que vemos regularmente em ferros-velhos. O uso de placas de base do motor das máquinas de lavar, soldadas em conjunto, não apenas incentiva a vida sustentável e a reutilização, mas também aumenta a beleza da residência. Utilizar material de sucata e transformá-lo em algo espetacular é possível.
O que diferencia a residência das habituais é o seu interior simplista e minimalista. Os arquitetos fazem uso de árvores desenraizadas e resíduos de madeira de serrarias para criar o seu mobiliário.
A estrutura se conecta estreitamente à natureza em termos de implantação, desenho e materiais. A residência abraça o ambiente de paz ao seu redor e a vibração extrovertida e cordial dentro das suas quatro paredes.